Blog da ConacBlog da Conac
  • Início
  • Sobre a Conac
  • Seja um condomínio Conac
  • Conheça nossos imóveis
    • Alugar
    • Comprar
  • Fale Conosco
  • Categorias
    • Administração
    • Aluguel
    • Dicas
    • Direitos
    • Dúvidas
    • Geral
    • Serviços
    • Seu Bairro
    • Vendas

Entenda como fazer manutenção no aquecedor de gás de forma segura

Publicado por Conac

A manutenção no aquecedor de gás é sempre uma importante preocupação que os locatários têm. Afinal, além de garantir o funcionamento adequado do sistema, ainda há questões de segurança envolvidas.

Esses equipamentos podem apresentar problemas de funcionamento muito comuns — a maioria deles por conta da falta de cuidados mais básicos e de manutenção rotineira. Neste post, mostraremos como você pode colocar em prática alguns hábitos que mantenham seu aquecedor conservado por mais tempo e fazendo isso de forma segura. Confira!

Os cuidados básicos para a manutenção no aquecedor de gás

Boas práticas quanto à manutenção no aquecedor de gás garantem que ele funcione por mais tempo, evitando prejuízos e, até mesmo, riscos. A seguir, confira algumas dicas simples de conservação que você pode colocar em prática no dia a dia.

Faça a revisão profissional uma vez por ano

Essa dica vem em primeiro lugar e não é à toa! A revisão anual é muito importante para que o equipamento funcione da maneira certa, garantindo a eficiência e, principalmente, a segurança. Esse período é o mais recomendado pelas próprias empresas que cuidam dos aquecedores, então, você deve se informar no momento da instalação sobre como funciona o procedimento.

Anote a data da instalação e, a partir desse período, agende anualmente uma revisão técnica profissional. Isso evita o desgaste acelerado do aquecedor, reduzindo as chances de mau funcionamento.

Em caso de apartamentos alugados, é responsabilidade do inquilino realizar a manutenção do equipamento, inclusive a revisão anual.

Mantenha a limpeza da parte externa

A parte externa também precisa de manutenção e limpeza frequentes. Isso evita o acúmulo de sujeira, algo que pode, até mesmo, prejudicar o funcionamento do painel de comandos do aquecedor. Tanto a poeira quanto os resíduos de sabão podem gerar problemas mecânicos no aparelho.

A limpeza é simples: use um pano úmido somente na parte externa do aquecedor. Evite passar pela tubulação, já que ela requer cuidados maiores. Isso garante que a sujeira não entre na parte mecânica.

Troque as pilhas do aquecedor regularmente

É algo simples, mas que pode gerar problemas na hora de operar o aquecedor. Muitos deles têm pilhas para que o painel funcione, e é comum que as pessoas se esqueçam disso. É um problema simples, mas que gera até mesmo a ideia de que há algo mais complexo acontecendo.

O consumo é bem baixo, então, você pode se preocupar com a troca de pilhas uma vez a cada 6 meses. Esse deve ser o período suficiente para que o painel funcione adequadamente sempre.

Banner-Horizontal-Im%C3%B3veis-NOVO Entenda como fazer manutenção no aquecedor de gás de forma segura

Os problemas mais rotineiros desse equipamento

Como mencionado na introdução, um aquecedor de gás pode apresentar alguns problemas que são, até mesmo, rotineiros — a maioria deles causada por conta de falta da rotina de manutenção. Em alguns casos, é também o desgaste normal de uso, e, por isso, algumas peças devem ser trocadas imediatamente. A seguir, veja quais são essas falhas e problemas de funcionamento mais comuns!

O aquecedor não consegue funcionar de forma prolongada

Muitas pessoas só recorrem à manutenção no aquecedor de gás quando ele não consegue esquentar a água de forma prolongada. Ele liga normalmente e dá a impressão de que está funcionando, mas, depois de alguns minutos, a água passa a sair fria. Nesses casos, o principal causador é alguma falha que está fazendo com que o gás não chegue na quantidade adequada ao aparelho.

Nos casos mais comuns, ou seja, de gás encanado, o problema é causado pela baixa pressão da tubulação. Isso faz com que o volume de gás que chega ao aparelho seja insuficiente e, por isso, a água deixa de esquentar depois de apenas alguns minutos. Nesse caso, a melhor solução é entrar em contato com a empresa responsável por fornecer o gás. Trata-se de algo relacionado ao serviço dela!

O aquecedor desliga logo após ser acionado

Também são muito comuns os casos em que o aquecedor liga normalmente e, quando parece que tudo vai funcionar bem, desliga logo em seguida. Nesse caso, o desligamento é causado por um superaquecimento na região interna do aquecedor, devido ao mau funcionamento da ventoinha que expulsa o monóxido de carbono. O gás se acumula e acaba aumentando a temperatura do equipamento.

Nesses casos, há duas possibilidades: excesso de sujeira, o que faz com que a ventoinha não consiga trabalhar da forma correta, sendo travada, ou o desgaste natural dessa peça. É fundamental contar com um técnico especializado que possa abrir o aquecedor e realizar a checagem do problema. Ele pode somente limpar essa área interna ou, até mesmo, constatar que é necessário trocar a peça.

O aquecedor não liga

Um dos problemas que mais despertam insatisfação é também um dos que mais causam enganos. É importante entender que não necessariamente o problema está no aparelho, mas, sim, no fornecimento de gás a ele. É algo simples, mas que impede o funcionamento adequado e, nesses casos, as causas podem ser:

  • registros fechados;
  • problemas de fornecimento de gás pela empresa;
  • falhas na estrutura da tubulação do prédio.

Os riscos de não fazer essa manutenção

Negligenciar a manutenção no aquecedor de gás é algo que esconde riscos. Alguns deles podem, até mesmo, colocar em risco a integridade física de quem mora na casa. Além disso, a falta desse cuidado em longo prazo interfere diretamente na vida útil do equipamento. Veja quais são esses principais riscos!

Vazamento de monóxido de carbono

Um dos problemas mais graves é o monóxido de carbono, gás utilizado no aquecimento e que pode causar intoxicação, levando até a morte. A manutenção técnica regular evita que haja o escapamento desse gás, que pode ser causado por conta do desgaste ou, até mesmo, pela falha no funcionamento do equipamento.

Explosão

É fundamental evitar que produtos químicos e inflamáveis estejam em contato ou próximos do aquecedor. O risco de uma explosão é real nessas situações. Portanto, atente ao fato de que a área em que o aparelho fica deve estar totalmente livre, sem nenhum desses fatores de risco.

Realizar a manutenção no aquecedor de gás é a melhor maneira de manter a segurança no uso e a conservação dos equipamentos. Com essas dicas, você poderá fazer o melhor proveito do seu investimento.

O nosso post foi útil? Este conteúdo pode ser importante também para outras pessoas. Compartilhe-o em suas redes sociais!

Banner-Horizontal-Condomínio-2-com-CTA-NOVO Entenda como fazer manutenção no aquecedor de gás de forma segura

Share this content:

Categorias: Dicas

1 comentário

junior · 25 de outubro de 2024 às 14:05

Ótima explicação tira todas as dúvidas para a manutenção de aquecedores, parabéns

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts populares

Rua Barão do Flamengo, 22 – sala 503 e 602 – CEP 22220-080

Tel: (21) 3797-3797 | WhatsApp: (21) 99614-1857

[email protected]

CRECI J2343/RJ

Posts relacionados

laudo de avaliação de imóvel
Aluguel

Diferença entre fiador, seguro fiança e caução: qual a melhor opção para você?

Ao alugar um imóvel, é comum surgir uma dúvida importante: qual tipo de garantia locatícia escolher: fiador, seguro fiança ou caução? Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desafios, e entender as diferenças entre Leia mais…

Dicas

Segurança em apartamento: 4 dicas para mantê-lo protegido

Mudar para uma nova moradia pode ser emocionante, mas implementar medidas de segurança para mantê-la protegida e começar a usar sistemas ou dispositivos de segurança doméstica pode parecer um pouco assustador. A boa notícia é Leia mais…

Administração

Conheça o aplicativo da Conac para gestão de condomínio

Já pensou realizar a gestão financeira do condomínio de uma forma muito mais descomplicada com o aplicativo para gestão de condomínio da Conac? Por meio da plataforma, é possível ter acesso a um balancete personalizado, Leia mais…

Há mais de 40 anos, nosso negócio é administração de condomínios, locação e venda de imóveis. Investimos em pessoas e em tecnologia para atender cada vez melhor e descomplicar sua vida!

Rua Barão do Flamengo, 22 – sala 503 e 602 – CEP 22220-080

Tel: (21) 3797-3797 | WhatsApp: (21) 99614-1857

[email protected]

CRECI J2343/RJ


  • Conac | Você conhece a nossa história?
  • Ebook e-Social
  • Obrigado pelo contato!
Hestia | Desenvolvido por ThemeIsle